Estes e outros artigos são publicados regularmente no jornal escolar Rio de Notícias.
Composição
A composição fotográfica é a ordem dos elementos, do primeiro plano e dos motivos secundários, mas também inclui a textura, equilíbrio de cores e formas entre outras variáveis que combinadas formam uma imagem agradável de se ver.
A composição de imagem tem como objetivo alcançar um efeito emocional, pois compor não é só mostrar imagens bonitas mas sim fazer com que o espectador fixe a sua atenção nos pontos de interesse da imagem.
Nenhuma regra é absoluta e, no caso da fotografia, as regras existem para serem desrespeitadas. Se gosta de uma cena, fotografe-a, seja o que for que as regras digam sobre o assunto.
→ A imagem deve ser simples para manter a atenção do espectador no assunto.
→ Quando fotografar pessoas, tente evitar ao máximo cortar as articulações.
→ Deve utilizar fundos simples para que não roubem a atenção do assunto principal.
→ São as cores que dão o clima apropriado. As cores quentes transmitem energia, os tons baixos dão um aspeto harmonioso e estável.
→ O tamanho dos objetos também tem um peso visual. Assim como os tons escuros são mais pesados que os claros.
→ Evite colocar elementos desnecessários. Cada elemento deve representar algo e fazer parte de um conjunto.
Regra dos terços
A regra dos terços é uma forma simples de conseguir uma boa composição, e todos os que têm algum relacionamento com a fotografia já ouviram falar desta regra (sobre a qual já nos debruçamos num número anterior).
Enquadramentos em enquadramentos
Os enquadramentos dentro de outros enquadramentos são um artifício frequentemente explorado em fotografia. Não só concentram a atenção do observador no motivo como muitas vezes sugerem um contexto mais amplo em relação ao motivo. É também uma estratégia para ajudar a criar uma sensação de profundidade na imagem.
Composição simétrica
A composição simétrica significa solidez, estabilidade e força, é também eficaz na organização de imagens com detalhes elaborados.
Composição radial
Composições radiais transmitem uma sensação de vida, mesmo que o motivo seja estático, isto é, são aquelas em que os elementos principais se espalham a partir do meio da imagem.
Composição horizontal
A composição horizontal numa imagem é um enquadramento largo que se adequa a certos motivos e conduz o olhar através das linhas em direção ao assunto. Normalmente a composição horizontal é utilizada para transmitir estabilidade ou descanso.
Se quer transmitir calma e tranquilidade nas suas fotografias faça composições na horizontal e mantenha sempre o assunto na parte direita da imagem fazendo com que os olhos corram da esquerda para a direita.
Composição vertical
Ao contrário de uma composição na horizontal, a composição na vertical é uma composição alta e estreita que realça um panorama vertical.
Reflexos
A forma como as superfícies absorvem e refletem a luz é o que nos permite vê-las. A luz refletida é uma parte importante de qualquer cena em exteriores, iluminando áreas que de outra forma estariam na sombra. Porém, na maior parte das vezes, não vemos estes reflexos diretamente.
Algumas superfícies são tão boas refletoras que criam as suas próprias imagens, espelhando as coisas que estão á sua volta. A água, o vidro, e os metais polidos oferecem a oportunidade de fotografar coisas de uma maneira indireta, resultando noutra visão do mundo.
Splash
...
Desenhar com luz
O lightpainting (pintura com luz) é uma técnica que associa a fotografia e o desenho.
Utilizando uma câmara fotográfica e uma lanterna ou outra fonte de luz, é possível captar alguns movimentos e transformá-los num desenho.
Para obter melhores resultados, o melhor é utilizar um tripé para estabilizar a câmara e um disparador remoto para evitar mexer na máquina no momento do disparo, evitando vibrações.
Devemos escolher um ambiente escuro.
Basta apenas regular a câmara para um longo período de exposição, permitindo que desta forma, a luz entre no sensor durante alguns segundos (10 ou mais).
Depois do disparo, podemos começar a desenhar, até que termine o tempo de exposição.
No final é só verificar o resultado final e continuar a experimentar até obter a imagem pretendida.
(Nesta imagem, o tempo de exposição foi de 20 segundos)
Regra dos Terços
A regra dos terços é um exercício visual onde o fotógrafo divide mentalmente o cenário que quer fotografar em 2 linhas verticais e 2 linhas horizontais.
Os quatro pontos onde as linhas se cruzam revelam zonas de interesse da imagem.
A aplicação da regra dos terços não é mais do que evitar centrar o elemento a fotografar.
Como todas as regras, esta também foi feita para ser quebrada. É uma simples sugestão, pois a fotografia é uma forma de expressão pessoal e criativa e há que experimentar outras composições e enquadramentos.
EXEMPLOS DA UTILIZAÇÃO DA REGRA DOS TERÇOS: